72% das pessoas que querem comprar, vender ou arrendar casa contacta agências imobiliárias;

Estudo de mercado da ERA
72% das pessoas que querem comprar, vender ou arrendar casa contacta agências imobiliárias
As agências imobiliárias são contactadas por 72% das pessoas que querem comprar, vender ou arrendar casas. Esta é uma das conclusões de um estudo de mercado feito pela ERA Portugal, em maio deste ano, e que envolveu consumidores que compraram, arrendaram ou venderam casa nos últimos 24 meses, distribuídos de norte a sul do continente e regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
O estudo revela ainda que as principais razões de contacto com as agências são encontrar casa com qualidade pretendida (63%) e seleção de casas a visitar (57%). Poupar tempo (55%), negociação do preço (54%), processo administrativo (47%) e financiamento (24%) são outras das razões que levam ao contacto com as agências imobiliárias.
Para os clientes, os atributos mais importantes numa agência são a relação de confiança, a eficácia e a rapidez. O estudo permite também concluir que o mercado das agências imobiliárias tem potencial para crescer, pois 43% do mercado não comprou, vendeu ou arrendou casa através de uma agência imobiliária.
De acordo com João Pedro Pereira, da comissão executiva da ERA, as conclusões do estudo “reforçam o papel relevante da mediação imobiliária na oferta de casas com qualidade, por exemplo, atualmente na ERA dois em cada três clientes preferem casas com Garantia ERA”.  

Celeridade nos processos para evitar as burocracias

As agências imobiliárias têm profissionais dedicados exclusivamente à venda de imóveis, que estão focados no negócio. Ao mesmo tempo, estas empresas fazem um investimento substancial na divulgação ampla e responsável da casa e portanto a possibilidade de realizar o negócio com brevidade é maior se houver o acompanhamento de uma agência.
Outro aspeto tem a ver com os problemas com a burocracia. É que a compra e venda de um imóvel implica uma série de documentação que terá de ser obtida nas finanças e outros serviços, e as imobiliárias poupam os clientes a essa tarefa demorada e complicada, já que asseguram toda a ‘papelada’ necessária para a realização da compra efetiva do imóvel.
João Pedro Pereira assegura que, no caso da ERA, existe ainda a oferta de vantagens competitivas para os clientes que escolhem esta empresa para comercializar os seus imóveis. O Garantia ERA é um bom exemplo disso. Trata-se de um serviço que consiste num seguro oferecido pela empresa aos seus clientes que adquirem imóveis com mais de dois anos, que cobre despesas em reparações no imóvel em caso de necessidade, por um período mínimo de 12 meses após a escritura do imóvel.
“Uma solução única em Portugal que cria mais segurança, valor e eficiência no mercado imobiliário e que está em linha com as propostas inovadoras que sempre têm distinguido a ERA no mercado português”, assegura.
O estudo de mercado foi realizado em maio de 2018, com uma amostra de 1286 entrevistas telefónicas. O objetivo passava por obter informação relativa à caracterização das agências Imobiliárias e ao processo de decisão de mudança de casa.
A ERA está há 20 anos em Portugal e é considerada a melhor sucursal do grupo em todo o mundo sendo utilizada como “best practice” a nível internacional. Atualmente tem mais de 60.000 imóveis para comercialização e por ano regista 100.000 novos clientes compradores que procuram comprar casa em Portugal.
Susana Almeida, 11/01/2019
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