Mundo “pós-digital” abre novas oportunidades às empresas;

Estudo da Accenture revela 
Mundo “pós-digital” abre novas oportunidades às empresas
“Os líderes devem reconhecer que valores humanos, como a confiança e responsabilidade, não são apenas ‘buzzwords’, mas fatores-chave para o sucesso”, afirma Paul Daugherty, Chief Technology & Innovation Officer da Accenture.
As empresas estão atualmente a entrar numa era “pós-digital”. Segundo o estudo mais recente da Accenture, o sucesso será baseado na capacidade de uma organização dominar um conjunto de novas tecnologias, de forma a entregar experiências e realidades personalizadas a clientes, colaboradores e parceiros. O Accenture Technology Vision é um relatório anual elaborado pela Accenture que antevê as tendências tecnológicas que irão redefinir os negócios nos próximos três anos.
 
De acordo com o relatório deste ano, intitulado “The Post-Digital Era is Upon Us – Are You Ready for What’s Next?”, o mundo empresarial está num ponto de viragem. As tecnologias digitais permitem às organizações perceber os seus clientes com uma maior granularidade; fornecem-lhes novos canais para chegar aos consumidores; e alinham as boas práticas da colaboração na economia atual, um verdadeiro ecossistema interconectado. Mas o digital já não é por si só um diferenciador: com a democratização das ferramentas digitais, a grande vantagem competitiva será a capacidade de fornecer experiências altamente customizadas, à velocidade do “agora”.
 
Empresas acreditam nas tecnologias digitais
 
Na verdade, quase quatro em cinco (79%) das mais de 6600 empresas e executivos de IT de todo o mundo inquiridos pela Accenture acreditam que as tecnologias digitais – especificamente social, mobile, analytics e cloud – passaram da fase da adoção para se tornarem parte da tecnologia de base nas organizações.
Um mundo pós-digital não significa que o digital acabou, afirma Paul Daugherty, Chief Technology & Innovation Officer da Accenture. Pelo contrário, coloca-se um novo desafio: “Com todas as organizações a desenvolverem as suas competências digitais, como é que cada um se vai diferenciar? Nesta era, simplesmente ‘fazer digital’ não é suficiente. O nosso relatório Technology Vision destaca a forma como as organizações devem usar as novas tecnologias para inovar os modelos de negócio e personalizar as experiências para clientes. Ao mesmo tempo, os líderes devem reconhecer que valores humanos, como a confiança e responsabilidade, não são apenas ‘buzzwords, mas fatores-chave para o sucesso”.
 
Susana Almeida, 04/04/2019
Partilhar
Comentários 0