Mercado de alojamento local paralisado em Lisboa e Porto;

Mercado de alojamento local paralisado em Lisboa e Porto
O mês de maio confirmou a paralisação do mercado de Alojamento Local (AL), com as taxas médias de ocupação neste tipo de alojamento a atingirem os 5% em Lisboa e os 3% no Porto. 
 
Segundo os dados apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do SIR – Alojamento Local, mesmo incluindo alguns dias de desconfinamento, maio agravou os já baixos níveis de ocupação observados em abril, quando Lisboa registou uma taxa média de ocupação de 10% e o Porto de 11%. Em maio de 2019 a ocupação média em Lisboa foi de 73% e no Porto de 66%. Em março, a ocupação média do AL nas duas cidades rondou os 40%, refletindo ainda a dinâmica de um mês que combinou períodos pré e pós-Covid.
Outro indicador da pressão da pandemia no AL, fortemente afetado pela suspensão global dos fluxos turísticos, é a quebra de 94% em Lisboa e 96% no Porto no número de noites vendidas, agravando as quedas observadas em abril, que tinham sido, respetivamente, de 75% e 67%.
Em consequência da travagem da ocupação, o RevPAR voltou a diminuir em maio, atingindo os 11 euros em Lisboa os sete euros no Porto. Tais valores comparam, respetivamente, com os 15 euros e os 14 euros registados em abril. No período homólogo, o RevPAR de Lisboa atingia os 58 euros e o do Porto os 44 euros.
As diárias médias mensais dos alojamentos com ocupação em maio mantiveram-se, contudo, nos níveis habituais do mercado, atingindo 93 euros em Lisboa e 70 euros no Porto.
Susana Almeida, 02/07/2020
Partilhar
Comentários 0