Idux apresenta projeto inovador na área da Educação;

Indivíduo no centro das aprendizagens
Idux apresenta projeto inovador na área da Educação
A Idux pretende afirmar-se no mercado da educação e da formação como um projeto inovador. “O objetivo é que as aprendizagens sejam orientadas e estimuladas a partir do interior de cada indivíduo”, referiu à “Vida Económica” João Monteiro, coordenador do projeto. As parcerias assumem especial importância no desenvolvimento da marca Idux.
Trata-se de um projeto de educação informal personalizada, que pretende promover a liderança de cada um relativamente às suas tarefas e objetivos, desenvolvendo nas crianças e nos jovens a autonomia e a responsabilidade. “Em termos concretos, é oferecido um serviço de tutoria digital na busca do conhecimento e no apoio às tarefas escolares a todas as disciplinas, orientando à distância as crianças e os jovens na planificação, na avaliação e na execução dos seus objetivos e proporcionando atividades de animação educativa, que integram todas as áreas do saber.” Entretanto, estão estabelecidas parcerias com as universidades, nas quais é partilhado o conhecimento, a formação dos colaboradores e o desenvolvimento de experiências piloto. Estão também em conversações com empresas, na medida em que estas reconhecem nos seus serviços “um bom apoio para os filhos dos colaboradores e um contributo no desenvolvimento das competências valorizadas no mercado de trabalho”, de acordo com João Monteiro.
A marca está em processo de crescimento considerando o seu coordenador que a recetividade tem sido positiva. No sentido de dar a conhecer os serviços, foi contratualizada uma empresa especializada em marketing digital para divulgação pelo site e redes sociais, dando continuidade à equipa interna de marketing e produção de conteúdos. Os valores dos serviços de tutoria são ajustáveis em conformidade com a oferta disponibilizada, variando as tarifas mensais entre os 81 e os 143 euros (mais IVA). Por sua vez, importa notar que os serviços da Idux são direcionados a todos os alunos (incluindo educação especial) do 1º ano ao 12º ano.

Aprendizagens personalizadas

O projeto Idux tem subjacente o conceito da inovação. João Monteiro explica as razões: “Na atualidade, a educação está baseada em conceitos da revolução industrial, expositivos e dirigidos para grandes grupos, em oposição aos desafios deste século, que exige metodologias que tenham em conta o perfil de cada indivíduo e o desenvolvimento das competências essenciais para as aprendizagens ao longo da vida. Pretendemos ser um motor de renovação face às exigências do mundo atual. O nosso posicionamento de mercado é inovador no seu conceito ao introduzirmos o serviço de tutoria e de animação educativa que não se limitam a usar a comunicação digital para instruir, treinar, explicar ou auxiliar na realização das tarefas escolares.”
Pretende-se ir mais longe, entendendo-se que “as aprendizagens devem ser personalizadas e desenvolvidas em conformidade com as exigências do quotidiano, com o foco no perfil e no ritmo de cada um, integrando diferentes atividades pedagógicas que apresentam o saber como um todo e, simultaneamente, promovem a autonomia, a responsabilidade e o relacionamento interpessoal”.
João Monteiro admite que a pandemia acelerou o uso das plataforma digitais, a comunicação à distância e provocou uma reflexão mais cuidada relativamente à didática e ao uso das novas tecnologias e, deste modo, cada vez fará mais sentido este serviço de educação informal personalizado. “Através das atividades de animação educativa, suspensas enquanto decorre o confinamento, o programa de tutoria fica mais atrativo e as aprendizagens mais significativas. Por exemplo, estão organizadas atividades educativas relacionadas com o mar e, nestes programas, as crianças e os jovens, enquanto navegam num veleiro, aplicam conceitos lecionados nas várias disciplinas. Com os mesmos princípios, organizamos em terra atividades educativas nos espaços natural, rural e urbano”, conclui o responsável das Idux.
Guilherme Osswald guilhermeosswald@vidaeconomica.pt, 05/03/2021
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