Complexo turístico sustentável na Madeira é o vencedor do Tomorrow Tourism Leaders ;

Complexo turístico sustentável na Madeira é o vencedor do Tomorrow Tourism Leaders
A construção de um glamping com materiais provenientes da transformação das folhas de bananeira da Madeira é o vencedor do “Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition”, promovido pelo Fórum Turismo e pelo Super Bock Group, contando com o apoio institucional do Turismo de Portugal. O objetivo deste concurso era identificar novas oportunidades para uma das sete regiões turísticas nacionais, contribuindo para tornar Portugal um destino turístico mais sustentável, através do produto Turismo de Natureza.
O conceito do Banana Gampling nasce da vontade de três jovens, com formação nas áreas do turismo, do marketing e da engenharia mecânica, em criar um complexo turístico sustentável na ilha da Madeira, que une as três vertentes da sustentabilidade, através de um produto genuíno que faz parte da história e da identidade deste destino insular.
Globalmente, o projeto vencedor do “Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition” promove a economia circular, já que pretende reaproveitar o desperdício das bananeiras da Madeira para construir as estruturas de glamping. Para além de incentivar à fruição de um turismo mais sustentável, o Banana Glamping possibilita a preservação do património da Madeira e apoia a comunidade local, pela necessidade de criar parcerias com os produtores e por permitir gerar experiências autênticas no destino à volta da cultura da banana.
Este projeto foi, assim, identificado pelo júri do “Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition” e pela respetiva entidade turística como uma solução enquadrada com os princípios da sustentabilidade. Para além da viabilidade económica, os critérios em análise incluíam o apoio às comunidades locais, o respeito pela cultura e a preservação do património natural e edificado e a mitigação dos impactos negativos no meio ambiente. São prioridades globais que refletem o momento atual, marcado pela crise pandémica, e possibilitam gerar respostas adequadas para os territórios se desenvolverem social e economicamente através do turismo.
O “Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition” recebeu 740 ideias, de onde foram selecionadas 190. Os sete finalistas foram apurados com o apoio das entidades turísticas nacionais, tendo cada uma selecionado a melhor ideia para a sua região. O vencedor, conhecido na última semana, para além de um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros, poderá dar continuidade ao seu projeto em colaboração com o Turismo da Madeira.
Para Graça Borges, diretora de Comunicação do Super Bock Group, “o Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition” recebeu centenas de projetos, o que nos deixa particularmente felizes, pela forma como esta chamada à sociedade teve um efeito tão mobilizador e positivo. Encontrámos ideias fantásticas, várias com aplicabilidade fora da região para as quais foram propostas e isto mostra o potencial empreendedor em Portugal”-
Já o presidente do Fórum Turismo, António Marto, refere que o concurso “mostrou projetos com elevados níveis de maturidade, diferentes na forma e na execução, mas sempre em benefício de um Turismo nacional mais sustentável”.
O “Tomorrow Tourism Leaders” lançará, brevemente, uma nova competição dedicada à sustentabilidade no canal Horeca, um dos setores que estão a ser particularmente afetados pela pandemia.
Susana Almeida, 05/03/2021
Partilhar
Comentários 0