A implementação do Controlo de Gestão numa clínica;

A implementação do Controlo de Gestão numa clínica
Uma clínica agrega dois campos, que exigem diferentes formas de abordagem e de gestão.
1. O campo médico
2. O campo económico e financeiro
- O campo médico é aquele que requer conhecimento da prática profissional. Irá ajudar a melhorar a saúde dos pacientes e acrescentará valor ao negócio.
- O campo económico e financeiro é aquele que irá dar saúde às contas da clínica. Quando gerido de forma eficaz, irá possibilitar a estabilidade necessária para um crescimento sustentável da atividade, assim como permitir um crescimento da excelência dos serviços no campo médico.
Mas fazer a gestão de clínicas nem sempre é uma das tarefas mais fáceis para os médicos e outros profissionais das áreas da saúde. Amaioria das faculdades de Medicina não tem disciplinas sobre gestão de negócios e dessa forma, essa é uma área sobre a qual não têm formação.
Por tal razão, os médicos que criam o seu próprio negócio, ou que são colocados no cargo de gestor de uma clínica, precisam aprender sobre o assunto e necessitam de ferramentas de gestão que os possam auxiliar.
Na gestão económica e financeira duma clínica é fundamental ter informação periódica sobre aspetos essenciais da atividade da mesma, tais como:
- Os seus custos fixos totais
- A margem de contribuição global da organização
- A faturação de cada serviço
- Os custos fixos diretos de cada serviço
- As margens de cada serviço
- A rentabilidade de cada serviço
- O ponto crítico da clínica e o ponto crítico de cada serviço
- O Cash-Flow de exploração da clínica
- O Free Cash-Flow da clínica
- As Necessidades de Financiamento da clínica
- Qual o montante de necessidades de financiamento que pode ser resolvido com os meios libertos pela empresa num determinado período
- Qual o montante de necessidades de financiamento que terá que ser resolvido com capitais alheios
- Estabelecer métricas de resultados e monitorizá-las. Como saber se o negócio vai bem?
- Saber se os Investimentos e as Necessidades de Fundo de Maneio Permanentes estão financiados com capitais permanentes adequados.
- ...
Constatamos com demasiada frequência, que uma clínica não tem, de forma clara e em tempo útil, informação sobre a rentabilidade de cada um dos diferentes serviços que presta. Esta informação, tal como as anteriormente referidas, pode ser obtida com uma periodicidade definida, permitindo melhor tomada de decisões, capazes de proporcionar um crescimento sustentado da clínica.
Um sistema de Controlo de Gestão numa clínica é uma ferramenta que poderá proporcionar respostas às questões anteriormente mencionadas. A implementação dum sistema de Controlo de Gestão, que informe o gestor da clínica, em tempo útil, sobre os assuntos económicos e financeiros essenciais da mesma permitir-lhe-á uma eficiente tomada de decisões de gestão económica e financeira, assim como ter um Controlo Financeiro e um Controlo da Rentabilidade da clínica.
Muitas vezes, os gestores reagem demasiado tarde e demasiado lentamente, perante determinados problemas apenas porque os sistemas de informação que possuem lhes proporcionam informação tardia e inadequada à tomada de decisões.
Agir sem um sistema de controlo de gestão, adequado às necessidades da empresa, impossibilita uma gestão eficaz dos recursos disponíveis da mesma.
Oobjetivo é criar um sistema de Controlo de Gestão que contribua para o êxito da organização. O Controlo de Gestão poderá ser a peça fundamental para a gestão eficaz dos recursos, para a minimização das necessidades de financiamento e para o incremento da rentabilidade da clínica.
Agostinho Costa, Coordenador do Curso Controlo de Gestão de uma Clínica (VE Business School: www.vebs.pt), 29/04/2021
Partilhar
Comentários 0