Atrás da eletricidade;

Ensaio – Nissan Qasqhai e-power
Atrás da eletricidade
Ao longo dos meus ensaios tento sempre transparecer a experiência de utilização ao invés de dados mais técnicos, pois nos dias de hoje interessa-nos é a utilização real do automóvel no nosso dia-a-dia – a experiência
E, foi isso mesmo que quis experimentar com o Nissan que, não é por demais recordar foi o modelo que criou todo um segmento e obrigou as restantes marcas a ir atrás do mesmo, onde, ao longo dos anos sobre atualizar-se e manter-se uma referência neste segmento.
Hoje, por força das normas europeias tendemos a ter viaturas bastante mais sustentáveis, o que implica o recurso à eletrificação. No caso da Nissan com este Qasqhai  optou-se pela tecnologia e-power, ou seja um híbrido onde o motor a combustão alimenta o elétrico.
E este é o mote para o ensaio de hoje:  perceber até que ponto este sistema híbrido funciona.
Exteriormente o modelo foi atualizado e possui uma estética ainda mais interessante que nada fica a dever à concorrência. Antes pelo contrário! Esteticamente agradável, robusto, elegante com um desenho mais futurista que cativa.
O interior representa uma clara evolução face a todos os anteriores modelos e, ao dia de hoje é bastante mais requintado, com muitos materiais suaves ao toque e com uma qualidade de construção e de materiais que apraz registar. O painel de instrumentos é totalmente digital e com boa legibilidade e usabilidade, assim como, o ecrã central. Toda a informação necessária para uma viagem tranquila.
Pode parecer um preciosismo mas é nestes detalhes que se vê a qualidade do produto, onde os botões plásticos que acionam os vidros elétricos - com muito uso - são “envolvidos nos extremos” com metal, para um desenho mais premium e uma maior qualidade e longevidade dos mesmos.
E em estrada?
Já não é primeira vez que ensaio o Qasqhai e, por isso mesmo tento reter na minha memória alguns dos atributos do modelo em ensaio.
Primeiro, este modelo híbrido é diferente do habitual, dado que é o motor a combustão que alimenta o elétrico. Fá-lo com eficiência e com um nível de ruído próprio mas nada incomodativo, o que demonstra a qualidade da insonorização.
Em termos de utilização diária, comporta-se como qualquer outro veículo sendo que aqui a grande vantagem do sistema e-power assenta numa maior potência, menores consumos e a prova disso é que as médias oscilaram entre os 6.6 e os 7.0 a 10km/hora, dependendo da estrada, do modo de condução (sport, eco, standard).
Outro ponto muito bem conseguido face à geração anterior foi o conforto interior percecionado (bancos, materiais…) que se traduz na prática em realidade e no conforto de utilização com bancos muito confortáveis e envolventes, conforto acústico e  da suspensão, comportamento assertivo e muita estabilidade.
Se pudesse numa frase resumir o novo Qasqhai podíamos dizer que face à geração anterior a evolução tecnológica foi enorme o que lhe garantiu enormes avanços, seja a nível do conforto acústico, conforto do individuo, comportamento e qualidade sentida em cada momento da viagem.
Isto leva-nos a um segundo ponto do ensaio até que ponto hoje existem modelos com pouca qualidade? É muito difícil aos dias de hoje, pois as marcas hoje evoluíram de tal forma, as redes sociais estão muito atentas a isso, o consumidor também. E, por isso mesmo as marcas, ao dia de hoje, com o seu histórico de viaturas já construídas sabem exatamente o que o consumidor quer, como quer e, quando quer e, a Nissan demonstra isso mesmo num produto de grande qualidade e com todos os argumentos para se voltar a intrometer na liderança do segmento.



JORGE FARROMBA (jorgefarromba@gmail.Com), 17/03/2023
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