Rede de Inovação Digital para a Indústria vai ser criada no Norte de Portugal;

Lançamento a 25 de maio, em Leça da Palmeira
Rede de Inovação Digital para a Indústria vai ser criada no Norte de Portugal
Nasceu um Digital Innovation Hub, uma Rede de Inovação Digital para a indústria no Norte de Portugal, que tem por missão fomentar a transformação digital das empresas industriais da região Norte e estimular o respetivo ecossistema de inovação. O iMan Norte Hub, nome dado à rede, vai ser lançado oficialmente no dia 25 de maio, às 14h00, no Auditório Infante D. Henrique, na Marina de Leça da Palmeira (Matosinhos).

Facilitar a adoção tecnológica na indústria nas áreas da digitalização e da robótica e oferecer informação de negócio sobre fontes de conhecimento tecnológico, instalações experimentais, casos-piloto e oportunidades de financiamento na região são outros dos objetivos que esta rede de inovação digital tem para oferecer às empresas industriais, às empresas que ofereçam soluções de digitalização e robótica industrial, associações industriais e organismos governamentais.
A Rede de Inovação Digital para a Indústria foi batizada de “iMan Norte Hub” e a coordenação pertence à PRODUTECH, INESC TEC, UPTEC, CATIM, CITEVE, CTCP e CTCOR.
A estratégia passa pelo desenvolvimento de áreas associadas a tecnologias-chave, nomeadamente a digitalização e robótica, combinando a existência de competências e infraestruturas científicas e tecnológicas e fortalecendo os negócios existentes e potenciando a criação de novos negócios.
“Este ecossistema de negócio surge das fortes competências regionais em áreas científicas associadas às TIC e tecnologias de produção, tais como eletrónica e automação, ciências da computação, equipamentos de produção e da oferta local existente em soluções tecnológicas especializadas para a indústria da manufatura”, explica Fernando Sousa, da PRODUTECH.

Norte exportador

Dados da CCDR-N revelam que 35% da população portuguesa vive no Norte do país, o que corresponde a 3,6 milhões de habitantes. Para além disso, 39% das exportações saem também da região Norte, que é constituída por 86 municípios e representa 29% do Produto Interno Bruto português. 
A sessão oficial de lançamento desta rede decorre a 25 de maio, em Leça da Palmeira. A entrada, apesar de livre, está sujeita a inscrições em: http://iman-eventos.inesctec.pt/.
Esta Rede de Inovação Digital surge no contexto do plano de ação da Comissão Europeia para a digitalização da indústria europeia e da estratégia para a criação de um mercado único digital.
Susana Almeida, 17/05/2018
Partilhar
Comentários 0