Scooters elétricas da Niu chegaram ao Porto;

Mobilidade
Scooters elétricas da Niu chegaram ao Porto
As scooters elétricas da Niu, que têm a NP-Mob como importadora e distribuidora exclusiva para o nosso país têm, agora, um espaço de exposição no Porto (Edifício Transparente). 
Este espaço é o segundo da marca no nosso país e surge cinco meses depois da abertura, em Lisboa (na zona de Alcântara), da sua primeira loja em Portugal. “Ironicamente, poderia dizer que a pandemia é nossa ‘parceira’, pois acompanha-nos desde o momento em que começámos a preparar o lançamento da marca em Portugal e até nos obrigou a adiar em mais de um mês a inauguração da loja de Lisboa, para colocar agora o país em estado de contingência. Apesar de tudo, e face às circunstâncias que temos estado a viver desde Março último, o balanço da entrada da Niu no nosso mercado é muito positivo, porque fomos colocados à prova num período complicado, em termos económicos, e não será exagero dizer-se que passámos no ‘exame’. Ainda temos muito espaço por onde crescer, porque tanto as pessoas como as empresas, sobretudo da pequena distribuição, começam a perceber as vantagens económicas, e também ambientais, de uma scooter elétrica com a qualidade e a tecnologia que a Niu lhes pode proporcionar”, revela Mário Quintaneiro, diretor-geral na Niu Portugal.
Os motores elétricos das scooters Niu são da alemã Bosch e as baterias do fornecedor japonês Panasonic, cujas células de iões de lítio com a referência 18650 permitem um tempo de vida adicional e são idênticas às utilizadas pelo construtor de automóveis Tesla nos seus modelos S e X. Fica explicado o facto de em muitos mercados a Niu ser conhecida como “a Tesla das scooters elétricas”. Por último a Vodafone foi a eleita para garantir, de forma fiável, o sistema de software para conectar à aplicação móvel que permite, através do telemóvel, receber em tempo real toda a informação relativa à scooter (histórico de viagens, estado da carga da bateria, estatística de velocidades, localização GPS, etc.).
As baterias Panasonic de lítio podem ser removidas da scooter em menos de 10 segundos e carregadas em qualquer tomada comum, no escritório, na garagem ou em casa, como um computador portátil. Quanto a potências, as scooters Niu estão equipadas com motores de 1200w, 1400w, 1500w, 1800w, 3000w e 3500w instalados na roda traseira para economizar energia e permitir aceleração instantânea nas ruas movimentadas da cidade.
Quanto a preços, a gama de scooters elétricas da Niu começa nos 1899 euros. De acordo com um estudo divulgado pela marca, quem faz uma média de 50 km por dia com uma Niu concretiza uma poupança média anual superior a 750 euros (face a uma moto equivalente com motor a combustão). A Niu aponta ainda a manutenção como outra vantagem, já que os componentes da elétrica não têm o desgaste dos motores de combustão, dispensando mudanças de óleo, de filtros ou de velas de ignição.

Cotada no Nasdaq

Nascida em Xangai, uma metrópole de 25 milhões habitantes, com o objetivo de redefinir a mobilidade urbana e melhorar a qualidade de vida das cidades de todo o mundo, a Niu depressa concluiu que os problemas de trânsito eram um problema de… carácter tecnológico. Desde então passou a considerar-se uma empresa tecnológica especialista em soluções de mobilidade urbana. E para lá chegar recrutou cérebros em gigantes como a BMW, a Microsoft, a Huawei, a Intel, a McKinsey ou a Bain Capital, entre outras, para fazer a diferença. Fundada em 2014, atualmente, a Niu é uma empresa cotada na bolsa de valores norte-americana Nasdaq, onde entrou em 2018 e foi o primeiro fabricante de scooters elétricas a consegui-lo, ao lado da Apple, do Facebook ou da Netflix.
Aquiles Pinto, 12/10/2020
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