Veículo elétrico é a solução mais ecológica e económica;

Veículo elétrico é a solução mais ecológica e económica
De janeiro a outubro de 2022, 40,2% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente eléctricos e híbridos. Em particular, verifica-se que 10,8% nos veículos ligeiros de passageiros novos eram eléctricos – revela a ACAP – Associação do Comércio Automóvel.
Na perspetiva da ARVAL, o veículo elétrico é a solução mais ecológica e económica em termos de consumo e manutenção. São também os veículos mais fáceis de explicar. São movidos apenas por um único motor elétrico simples, alimentado por uma bateria, recarregável através de tomadas de carregamento, sem produzir quaisquer emissões de gases poluentes. A maioria dos carros elétricos é carregada durante a noite.
Pode ser utilizada uma tomada elétrica normal, mas uma unidade dedicada oferece um carregamento mais rápido, mais seguro e mais eficiente. Num carregamento efetuado numa tomada convencional, são precisas cerca de seis horas para efetuar um carregamento equivalente a 100 km de autonomia. Se for utilizado um posto de carregamento doméstico são necessários entre 45 minutos e quatro horas para efetuar um carregamento equivalente a 100 km de autonomia.
Na via pública existem dois tipos de postos de carregamento: postos de carregamento normais e postos de carregamento rápidos. Nos postos de carregamento normais são necessários entre 45 minutos e quatro horas para efetuar um carregamento equivalente a 100 km de autonomia. No caso dos postos de carregamento rápidos, dependendo do tipo de bateria e veículo elétrico, um carregamento equivalente a 100 quilómetros de autonomia demora cerca de 20 minutos a efetuar.
Existem sites e apps como este, onde podem ser consultadas as redes de postos públicos de carregamento espalhados por toda a Europa: https://www.electromaps.com/.



Susana Almeida, 18/11/2022
Partilhar
Comentários 0