Banca é o quarto setor de atividade mais atrativo para internautas portugueses
Dois em cada três internautas portugueses visitam mensalmente páginas de internet da banca. Aliás, segundo o estudo “Comportamento da População Portuguesa na Internet”, desenvolvido pela PSE, as instituições bancárias são o subsetor mais atrativo para os internautas, com 67% dos internautas portugueses a serem fiéis assíduos dos seus espaços virtuais. Em contrapartida, verifica-se que apenas 9% dos internautas visitam páginas do subsetor de instituições de crédito.
A CGD (Caixa Geral de Depósitos) é o banco mais atrativo para os internautas portugueses, seguindo-se o Santander e o Millennium bcp. Porém, as marcas BPI e Crédito Agrícola são as que registam maior número de visitas mensais por internauta. Já no que respeita a tempo de navegação, destacam-se as marcas EuroBic, Banco Best, Millennium bcp, BIG, Banco CTT e CGD por serem aquelas onde os internautas tendem a despender mais tempo a cada visita.
O subsetor das instituições de crédito é menos atrativo para os internautas portugueses. Oney é a marca mais atrativa, seguindo-se a Cetelem e a Cofidis. No entanto, é na marca Credibom que se regista a maior duração média por visita.
Portugueses navegam duas horas por dia
Em média cada internauta português realiza, diariamente, cerca de 74 visitas à Internet, despendendo cerca de duas horas por dia em navegação.
Neste estudo, a PSE identificou 15 diferentes perfis de internautas! “The Browser” é o perfil com maior presença na Internet em Portugal, representando 25% dos internautas portugueses. Estes internautas caracterizam-se pela sua navegação genérica e indiferenciada. Seguem-se os “Struggling Generation”, internautas jovens de classe média-baixa e com profissões menos qualificadas.
O terceiro perfil mais presente na Internet em Portugal é o “Bon Vivant”, estes são internautas que utilizam a Internet numa ótica de diversão e lazer. Por outro lado, importa referir o perfil Power User – este perfil, embora represente apenas 5% dos internautas portugueses, é responsável por 22% do total de visitas realizadas mensalmente na Internet, sendo por isso considerados os internautas que estão sempre online.
Conclusões gerais
Segundo o estudo, os internautas portugueses são, na sua maioria, homens entre os 25 e os 36 anos, têm formação superior, trabalham em profissões associados à gestão ou trabalho administrativo, pertencem à classe social C2 ou D e vivem em zonas urbanas.
Setor dos “media” é o mais atrativo
“Media” é o setor de atividade que os portugueses visitam mais na Internet (média de 117 visitas mensais por internauta), seguindo-se os Classificados (80 visitas por mês), Retalho (44), Banca (26) e Turismo (23). No que concerne ao tempo de navegação, verifica-se que é nos Classificados que, em média, os internautas passam mais tempo (98 segundos por visita), seguindo-se o Retalho (93 segundos), Automóvel (91 segundos), Turismo (88 segundos) e Telecomunicações (82 segundos).
Cerca de 26% dos internautas portugueses demonstram preferência por pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respetivos preços, seguem-se as pesquisas sobre temas relacionados com viagens, turismo e outras atividades de lazer (25%) e pesquisas sobre TI, incluindo “reviews” e comparações de produtos (22%).