Um projeto empenhado na transformação digital do Norte de Portugal;

Acelerar o Norte
Um projeto empenhado na transformação digital do Norte de Portugal
O Projeto ACELERAR O NORTE é uma iniciativa dirigida às micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do país (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes) dos setores do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e similares.
O projeto nasce de um consórcio entre a Confederação Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a AEP - Associação Empresarial de Portugal, a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a ACEPI - Associação da Economia Digital, que pretendem contribuir para introduzir mudanças e acelerar a transformação digital no Norte do país.
 
Através de parcerias com associações locais das oito sub-regiões abrangidas, o Acelerar o Norte propõe-se a acompanhar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital e perto de 40 técnicos no terreno, que terão como missão apoiar milhares de empresas com ferramentas gratuitas de diagnóstico, vouchers até 2.000€ para contratação de serviços digitais e capacitação.
 
O projeto, que estima abranger cerca de 10 mil empresas do Norte de Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a sua execução prevê-se que seja de dois anos.
 
Objetivos do Projeto
 
Acelerar o Norte -  projeto financiado pela União Europeia, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NexGenerationEU, enquadrado na medida Aceleradoras de Comércio Digital, que integra o investimento 02 – Transição Digital das Empresas da componente 16 – Empresas 4.0 do PRR - propõe-se a contribuir para a mudança de atitude empresarial, facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.
 
Para acelerar a jornada digital das empresas da região, o Acelerar o Norte irá promover sessões de informação, workshops – tanto online como presenciais – e ainda disponibilizar conteúdos que contribuam para a capacitação de gestores e empresários no seu site - aceleraronorte.pt.

O programa de capacitação do Projeto propõe um percurso – sempre acompanhado pelas equipas das 16 Aceleradoras - ajustado ao grau de maturidade digital de cada empresa - de aprendiz a avançado -, capacitando para questões como a criação de uma marca e de um website, passando pelas estratégias de venda e fidelização de clientes, sem perder de vista o potencial de internacionalização. “Há um grande potencial para a melhoria de desempenho das empresas dos setores que serão intervencionados no âmbito do Projeto”, sublinha Nuno Camilo, diretor do Acelerar o Norte.

Empresas Beneficiárias São elegíveis para apoio no âmbito do Acelerar o Norte as PME da região Norte com as seguintes atividades principais: CAE 45: Comércio, manutenção e reparação, de veículos automóveis e motociclos; CAE 46: Comércio por grosso (inclui agentes), exceto de veículos automóveis e motociclos; CAE 47: Comércio a retalho, exceto de veículos automóveis e motociclos; CAE 56: Restauração e similares; CAE 79: Agências de Viagens, operadores turísticos, outros serviços de reservas e atividades relacionadas (com estabelecimento); CAE 95: Reparação de computadores e de bens de uso pessoal e doméstico; CAE 96: Outras atividades de serviços pessoais. O pedido de adesão ao projeto pode ser feito através do site aceleraronorte.pt (basta preencher o formulário disponível na página de entrada) ou através do contacto com uma Aceleradora.

 
19/04/2024
Partilhar
Comentários 0