BEI financia agricultura portuguesa com 190 milhões;

BEI financia agricultura portuguesa com 190 milhões
A Fruit Logistica, recentemente realizada em Berlim, contou com a presença de 37 expositores portugueses.
O Governo está a ultimar, com o Banco Europeu de Investimento (BEI), uma linha de crédito para a agricultura, no montante de 190 milhões de euros, com o objetivo de “permitir o acesso aos apoios ao investimento àqueles agricultores que, por esgotamento do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), não possam ter acesso” aos fundos comunitários. A informação foi avançada esta quarta-feira, em Berlim, pelo ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, durante uma visita aos 37 expositores portugueses presentes na feira Fruit Logistica.

O Ministério da Agricultura, através do PDR 2020, “garantirá o financiamento, na ordem dos 20 milhões de euros, para a garantia deste empréstimo”. Ou seja, “estes 20 milhões do PDR 2020 vão ser utilizados para garantia dos 190 milhões que a banca vai conceder através dos diversos bancos que vão participar neste contrato”, disse o ministro À “Vida Económica”.
“Estamos a negociar no sentido de que o reembolso possa ocorrer até aos 12 anos, com juros obviamente o mais baixos possível e com até três anos de carência garantida”, revelou o ministro. O empréstimo estará operacional “a partir de junho”.
Esta, diz, “será a forma de permitir o acesso ao apoio ao investimento àqueles agricultores que, por esgotamento do PDR, não possam ter acesso” aos apoios de Bruxelas no âmbito do atual quadro comunitário.
“Uma vez que a apetência para o investimento é grande e estamos a entrar na fase decrescente do PDR 2020 e, obviamente, a negociar com a União Europeia o próximo quadro”, esta é a solução encontrada pelo Governo. Até porque o próximo quadro plurianual “não entrará em vigor antes de 2022”, já que “2021 será um ano de transição”.

Mais de 850 milhões de euros
de investimento apoiado


De visita à maior feira de frutas e legumes do mundo, o governante realçou que “o Governo apoiou nestes três anos mais de 850 milhões de euros de investimento, a que correspondeu um apoio público de 357 milhões, excluindo todo o gigantesco investimento que está a ser feito no regadio [560 milhões através do BEI], que é uma condição fundamental para desenvolver esta atividade”.
Este é, na verdade, “um momento histórico” para as frutas e legumes, já que Portugal está perto de atingir 3000 milhões de euros de volume de negócios, com as exportações a valerem 50% deste valor. “As nossas previsões apontam para termos atingido em 2018, pela primeira vez, os 1500 milhões de euros em exportações”, revelou o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Andrade, em Berlim.

* A jornalista viajou a convite
da Portugal Fresh.
TERESA SILVEIRA, EM BERLIM * teresasilveira@vidaeconomica.pt, 08/02/2019
Partilhar
Comentários 0