13,5 milhões de euros para replicar circum-navegação de Magalhães;

Ricardo Dinis no International Club of Portugal
13,5 milhões de euros para replicar circum-navegação de Magalhães
O navegador solitário Ricardo Diniz e Manuel Ramalho, presidente do ICPT.
Elon Reeve Musk, o patrão do Tesla, da SpaceX e da SolarCity ou uma das maiores empresárias portuguesas ou ainda a maior gestora angolana, são os possíveis sponsors de Ricardo Dinis, o navegador solitário português que se propõe reproduzir – ao longo dos próximos três anos – a rota de circum-navegação de Fernão de Magalhães e de Juan Sebastian Elcano, concretizada há 500 anos.
 
O mais recente almoço-debate do International Club of Portugal (ICPT) foi o palco escolhido por Ricardo Dinis, jornalista mas sobretudo navegador, que ao longo dos últimos 20 anos representou marcas que querem afirmar-se no mundo. 
Fazer a viagem de circum-navegação, sanar os mal-entendidos entre os vizinhos portugueses e espanhóis sobre quem foi o herói de outros tempos e promover o gosto pelo mar e pela sustentabilidade são alguns dos motivos que levam Ricardo Dinis a apostar nesta nova aventura, que “não será fácil”. Por enquanto, confessou no ICPT, ainda não tem o sponsor fechado, mas os próximos dias serão decisivos depois de bater à porta de muitas empresas para chegar onde queria. Nos próximos dias fará a apresentação do projeto ao patrão da Tesla, Elon Musk, e pode ser que o homem das viagens interplanetárias também queira reviver o feito épico de há 500 anos, começado por um português e concluído por um espanhol. O Estreito de Magalhães foi descoberto pelo navegador português, que veio propor os serviços a D. Manuel I, que o renegou, mas foi aceite por Carlos V de Espanha. Magalhães inicia a viagem em Sevilha, exatamente a cidade onde Ricardo Dinis quer começar a possível última grande aventura no mar, já no próximo dia 20 de setembro.
 
Rota de Magalhães replicada
 
A Missão Magalhães, explicada no ICPT, recolhe toda a sua atenção. Tem um navio grande, adquirido em França, nos estaleiros da La Rochelle e recuperado em Peniche, onde salvou o estaleiro e manteve mais de três centenas de pessoas a trabalhar. Neste tributo a Magalhães, Ricardo Dinis quer reforçar valores como a liderança, a aproximação ibérica, a sustentabilidade ambiental e alimentar, ainda a salterações climáticas e afirmar a portugalidade. 
Ao longo dos próximos três anos será replicada a rota de Magalhães, incluindo a passagem pelo estreito da Patagónia. Ricardo Dinis arranca com a Missão Magalhães aos 41 anos, exatamente a idade com que Magalhães morreu nas Filipinas. E também curioso é o facto de ambos terem nascido a 3 de fevereiro.
Susana Almeida, 15/03/2019
Partilhar
Comentários 0