Reservas de hotéis em Portugal ultrapassam valores de 2019;

De acordo com os dados recolhidos do World Hotel Index da SiteMinder
Reservas de hotéis em Portugal ultrapassam valores de 2019
Pela primeira vez, desde o início da pandemia COVID-19, as reservas de hotéis em Portugal ultrapassaram no dia 14 de Setembro 2021, em 100.58% os números de hóspedes de 2019, e no Domingo dia 19 chegaram aos 107.51% de reservas comparativamente com a mesma data há dois anos atrás. Dados da World Hotel Index, da Siteminder, plataforma aberta líder mundial de comércio hoteleiro, utilizada por 32 mil hotéis e ligada a mais de 400 canais de reserva de hotéis em todo o mundo.
Portugal tem registado um aumento de reservas que estão a ser conduzidas por  visitantes internacionais, que representam este mês 70.27% das reservas de hotéis no país, e que, deverão representar mais de 75% de todas as chegadas de hóspedes em Outubro. Em termos percentuais, relativamente às reservas internacionais, Portugal está acima de destinos comparáveis, como França (46.48%) e Espanha (48.05%).Com estes valores, Portugal afirma-se como um dos principais beneficiários de uma ampla recuperação do turismo internacional em toda a Europa. Também em Espanha, o aumento do número de reservas em hotéis atingiu, no passado mês de junho, valores pré-pandémicos, colocando assim a Península Ibérica mais próxima de completar o  'hotel booking reset' tendência reconhecida pela SiteMinder que identifica as cinco fases de um processo de recuperação do mercado de turismo para se voltar à normalidade.

Procura moderada e distribuição mais equitativa de viagens são evidentes

Mais de 72% dos viajantes que reservaram um hotel em Portugal, nas últimas duas semanas, chegaram ou deverão chegar este mês (27.33%) ou em Outubro (45.48%) enquanto outros (10.04%) deverão chegar em Novembro. Os prazos curtos de reserva indicam a dimensão da procura, que vem aumentando desde o início da pandemia, com visitantes portugueses e internacionais aproveitando a oportunidade para viajar novamente. Embora as reservas de hotéis a nível mundial tenham estado concentradas em destinos costeiros e rurais desde o início da pandemia, para refletir uma tendência entre os viajantes que optam por destinos menos lotados, as reservas de hotéis em Lisboa e Porto apresentam um forte desempenho. Estão atualmente em 99.35% e 85.2% comparativamente com os números de 2019. Estes valores de reservas em Lisboa e no Porto são superiores a outras cidades europeias como Paris (78.94%), Roma (61.76%) e Amsterdão (70.46%).

A tecnologia será um aliado crucial

Embora as notícias estejam a encorajar a indústria hoteleira em Portugal, André Gois, Country Manager da SiteMinder em Portugal, admite que a tecnologia nunca foi tão importante como agora. "Hoje é um dia de celebração para a indústria hoteleira. Através do World Hotel Index da SiteMinder, observamos um crescimento sustentado nas reservas de hotéis desde julho e continuamos otimistas com o que está para vir para os hotéis do país", afirma André Gois, Country Manager da SiteMinder.  "O aumento da procura faz aumentar a concorrência, e os hoteleiros poderiam beneficiar ao investirem em tecnologia de comércio de hotéis que os ajude a vender, comercializar, gerenciar e expandir os seus negócios de agora em diante".
Susana Almeida, 15/10/2021
Partilhar
Comentários 0