Os valores da família influenciam na gestão global da empresa;

Reflexões sobre Empresas Familiares
Os valores da família influenciam na gestão global da empresa
A família empresária, apesar de não ser considerada um stakeholder formal no Código das Sociedades Comerciais português (CSC), influencia a gestão global do negócio da empresa familiar que controla.
O estudo da Atrevia (“Os valores e a comunicação na empresa familiar”) comprovou de forma inequívoca esta afirmação: 87,5% dos inquiridos consideraram que essa influência é muito ou total, contra somente menos de 5% a considerar que não existe tal relação.
Esta ação da pode ser exercida por diversas vias:
  • Ao nomear a maioria ou somente gestores da família;
  • Ao definir claramente a visão, missão e valores da empresa ou qualquer sua alteração;
  • Ao sujeitar à aprovação da assembleia de sócios os planos estratégicos, de negócio ou orçamentos.
Esta influência é um fator diferenciador das sociedades de origem familiar, pelo que, numa futura revisão do CSC, se deveria tipificar este tipo de entidades, considerar a família empresária como seu importante “stakeholder” e definir claramente a forma como esta se poderá relacionar com a empresa.

A Metalúrgica, com os seus 121 anos, já cruzou 3 séculos e continua em plena e crescente atividade - em 2016 alcançou um crescimento superior a 35% do volume de negócios.
Sendo uma das empresas sócias-fundadoras da AIMMAP, aquando da comemoração do 60º aniversário desta associação, Agostinho Santos, a 4ª geração a liderar a empresa, recebeu um diploma, uma peça comemorativa da ocasião e as felicitações por parte do António Saraiva (Presidente da CIP) e do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Em 2014, este administrador da empresa, numa das suas recorrentes (diárias) passagens pela área de produção, ordenou a paragem das máquinas para anunciar aos trabalhadores que iriam receber uma parte dos lucros anuais.

Uma das colaboradoras mais antigas da empresa, Arlete Coelho, sustenta que a empresa é uma família e que quem trabalha na Metalúrgica “veste a camisola “ e por isso é “recompensado e incentivado”.
Ana e Raquel Santos, a trabalhar na empresa há vários anos, são a voz ativa da 5ª geração. Preocupam-se com adquirir e sistematizar o conhecimento das pessoas, por forma a assegurar passagens geracionais da liderança e de todas as outras funções relevantes à empresa, assegurando assim uma continuidade deste fantástico e histórico legado.

 

Temas para reflexão:

 

  • Quais são os principais valores da nossa família?
  • Os princípios e práticas da empresa estão em plena consonância com os mesmos?
  • Como asseguramos a sua perceção, assimilação e continuidade na família e empresa?


António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto   http://www.efconsulting.pt

 

Partilhar
Comentários 0